Termometria

Termologia

     Estuda as medidas de temperatura e os efeitos provocados pela sua variação.

  • Temperatura: grandeza que mede o estado (grau) de agitação molecular de um corpo.
  • Calor: energia transferida de um corpo a outro, devido a desigualdade de temperaturas existente entre eles. Essa transferência sempre ocorre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.
  • Termômetro: dispositivo destinado a experimentar variações de temperatura. Para podermos fazer uma leitura numérica de temperatura, o termômetro deve ser graduado segundo uma escala de temperatura.
          Na graduação de um termômetro, costuma-se atribuir pontos de referência para a temperatura, que correspondem a estados térmicos bem determinados e de fácil obtenção na prática: são chamados pontos fixos.

Escalas Termométricas




Relação entre as escalas Celsius e Fahrenheit

C/5 = (F - 32)/9

Relação entre as escalas Fahrenheit e Kelvin

(F - 32)/9 = (K-273)/5

Relação entre as escalas Celsius e Kelvin

C = K - 273
     

Dilatação dos sólidos

      Ao sofrer uma variação de temperatura, todas as dimensões de um corpo sólido se alteram. Diz-se que está ocorrendo uma  dilatação térmica, se as dimensões aumentam, ou uma contração térmica, se elas diminuem. 
    Microscopicamente explica-se a dilatação ou a contração por efeito térmico pela alteração das distâncias média entre as partículas, átomos ou moléculas, que constituem o corpo em estudo.
   Em geral, quando a temperatura de um corpo aumenta, há uma tendência das partículas se afastarem umas das outras, pois apresentam maior energia térmica e maior velocidade, efeito que é detectado macroscopicamente pelo aumento das dimensões do corpo.
      Ainda em geral, quando a temperatura do corpo diminui, suas dimensões se reduzem.
      



  
     Ainda em geral, quando a temperatura do corpo diminui, suas dimensões se reduzem.
     Para um corpo sólido, quando a temperatura se altera, qualquer distância entre dois pontos considerada nele se modifica: falamos então em dilatação térmica linear. Pode ser o comprimento de uma barra, o raio de uma esfera, a diagonal de um cubo, o lado de uma placa retangular ou simplesmente a distância entre dois pontos tomados aleatóriamente no interior do corpo.
      Se analisarmos a variação da área, em qualquer plano considerado ao longo do corpo, falamos em dilatação térmica superficial. É o caso, por exemplo, da área de uma placa, de uma secção de um fio ou de uma das faces de um paralelepípedo.
       Ao estudarmos a variação do volume de qualquer porção do corpo sólido, falamos numa dilatação térmica volumétrica.




Bibliografia:
Torres, Carlos Magno A.; Ferraro, Nicolau Gilberto; Soares, Paulo Antônio de Toledo; Física ciência e tecnologia. Editora Moderna